.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Pacientes assitem de palestra sobre Violência contra a Mulher
A equipe da Coordenadoria da Mulher de Sabáudia, juntamente com representantes da Patrulha Maria da Penha, formada pela Guarda Municipal de Arapongas, Policia Militar e Ordem dos Advogados do Brasil - OAB – Arapongas estiveram nesta tarde de sexta-feira, 15, na Unidade Básica de Saúde Hermelinda Manueira Salvador, para falar aos pacientes sobre o Agosto Lilás, campanha de prevenção à violência contra a mulher.
A advogada da OAB, Andressa Corrêa, a GM Michele Zanin, a PM Mayara Rosa de Almeida, da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar, o policial militar cabo Carvalho e o GM Wesley explicaram que a violência vai além da agressão física e sexual. Ela pode ser também psicológica, patrimonial, e moral.
Vários exemplos e situações foram comentados para mostrar que os tipos de violência, geralmente se caracterizam pelo menosprezo e inferiorização da mulher ou companheira, causando sofrimento e minando a autoestima da mulher.
A violência doméstica não acontece somente entre o casal, mas em qualquer relação familiar, podendo envolver pais e filhos, avós ou irmãos, ou qualquer situação que acontece em família. Os palestrantes observaram que a violência doméstica, além da mulher, também afeta a vida das crianças e adolescentes, causando traumas e feridas para a vida toda.
A Lei Maria da Penha completou 19 anos no Brasil e foi criada para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, estabelecendo mecanismos de proteção e prevenção, além de punir os agressores. É fundamental que as mulheres que sofrem qualquer tipo de violência busquem ajuda e denunciem os agressores, buscando apoio em instituições especializadas e órgãos de proteção.
Os pacientes que estavam na Unidade receberam panfletos com orientações importantes para as mulheres e como buscar ajuda, através das forças de segurança.
TIPOS DE VIOLÊNCIA:
Refere-se a qualquer ação que cause dano ou lesão à integridade física da mulher. Exemplos incluem tapas, socos, chutes, empurrões, queimaduras, cortes, estrangulamento, lesões com armas ou objetos.
Envolve qualquer ação que cause dano emocional, prejudique a autoestima ou o desenvolvimento pessoal da mulher. Exemplos incluem humilhação, xingamentos, controle excessivo, manipulação, ameaças, isolamento, e críticas frequentes.
Abrange qualquer ação que force, constranja ou limite a mulher a ter relações sexuais não desejadas, ou que impeça o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos. Exemplos incluem estupro, assédio sexual, coerção para relações sexuais, controle sobre a decisão de ter filhos.
Refere-se a qualquer ação que impeça a mulher de ter acesso, controle ou posse de seus bens, documentos, objetos pessoais ou recursos financeiros. Exemplos incluem retenção ou destruição de bens, controle do dinheiro, impedir que a mulher trabalhe ou estude.
Abrange qualquer ação que ofenda a honra ou a reputação da mulher. Exemplos incluem calúnia, difamação, injúria, e exposição da vida íntima.
.
.
.
R$ 184,72
.
.