.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de Atendimento ao público:  8h às 12h - 13h às 17h 

Administração - Terça-feira, 02 de Abril de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

2 DE ABRIL

Passeata em Sabáudia abre programação do mês de conscientização sobre o Autismo


Nesta manhã de terça-feira, 2 de abril, dia Mundial do Autismo, Sabáudia deu início à programação do mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Escola Especial Estrela da Vida, APAE local, em parceria com o Gappteas – Grupo de Apoio a Pais e Pessoas com Transtorno do Espectro Autista de Sabáudia, realizou uma passeata pelas ruas centrais da cidade, reunindo alunos, professores e autoridades municipais para promoverem maior visibilidade à causa. 

Além da APAE, participaram todos os CMEIS e as Escolas Municipal, Estadual e particular deixando a passeata linda de ver e marcando o dia de conscientização, com os estudantes colorindo as ruas da cidade com as cores símbolo da causa. 

Com faixas, cartazes, camisetas, adereços e o jingle tema da campanha, os participantes levaram a mensagem de respeito, união, inclusão, conhecimento, igualdade, compreensão, informação e amor.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como AUTISMO, é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados e pode apresentar níveis leve, moderado e severo. 

A família, profissionais e sociedade devem compreender e ajudar a pessoa com autismo contribuindo para uma vida mais saudável, por isso a importância de difundir o conhecimento sobre o assunto, através de ações diversas.

Conforme especialistas, o autismo não é considerado uma doença, mas sim, uma condição neurológica atípica e que precisa de cuidados. O diagnóstico é feito por um médico neurologista em conjunto com outros especialistas como terapeutas e professores. 

Sabáudia conta com a Lei Municipal nº 695/2022 que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista visando garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso a serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação, assistência social e transporte.

A Saúde e a Educação do município também oferecem atenção especializada com uma equipe multiprofissional capacitada para dar suporte aos autistas, com o EVOLUIR - Centro de Atendimento Educacional Especializado Professora Aparecida do Carmo Valderrama, que realiza atendimento para crianças   e estudantes com o transtorno global do desenvolvimento entre outras condições neurológicas.

229 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2024

R$ 176,21

.
.

Prefeitura Municipal de Sabáudia - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.