Educação - Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024

Ganhando o Mundo!

Três alunas da rede estadual de Sabáudia embarcam neste final de semana para o Canadá

As alunas do 2º ano do Colégio Estadual Hermínia Rolim Lupion, Ana Luiza Rodrigues da Silva, Larissa  Sanguino Pereira e Maria Julia Vieira Galiani, estiveram nesta manhã de sexta-feira, 26, no gabinete do prefeito de Sabáudia, Moises Soares Ribeiro, para receber uma homenagem do município, já que elas embarcam para o Canadá, no próximo domingo, 28.

As intercambistas estiveram acompanhadas pela direção e equipe da Escola e  pelos seus pais e contaram sobre a expectativa da experiência inédita que vão viver durante um semestre.

A Secretária Municipal da Educação, Esportes e Cultural, Claudineia da Silva Ribeiro, que também recepcionou as alunas, mencionou a educação da cidade como sendo um diferencial de qualidade no ensino público e o empenho tanto das alunas, da Escola e dos pais que apoiam seus filhos nos estudos, ressaltando a troca de experiências que terão a oportunidade de vivenciar em outro país.

O prefeito Moises presenteou o grupo com uma bandeira do município e uma faixa de homenagem, ressaltando o orgulho não só dos pais e da Escola, mas de toda a comunidade sabaudiense em ter representantes num intercâmbio de grande relevância para o Estado.

Além de aprender uma nova língua, o programa dá a oportunidade aos alunos paranaenses de ter contato com uma nova cultura e com experiências do primeiro mundo que podem ser replicadas em suas escolas e cidades no futuro.

PROGRAMA – Mais de 12 mil alunos se inscreveram para esta fase do programa. Para concorrer a uma vaga, os adolescentes precisam ter média superior a 7 e frequência acima de 85%. Já a classificação para o intercâmbio considerou três itens: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor.

Todos os custos do intercâmbio serão por conta do Governo do Paraná, incluindo os gastos com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e de saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e reuniões de orientação.