.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de Atendimento ao público:  8h às 12h - 13h às 17h 

Saúde - Sexta-feira, 27 de Outubro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

OUTUBRO ROSA E ARTE

Sabáudia participa de exposição do Focar em Arapongas


Duas sabaudienses participaram, como modelos, do Projeto Outubro Rosa, realizado pelo décimo ano consecutivo pelo FOCAR - Fotoclube de Arapongas.

Fernanda de Araújo e Andressa Vitorino, ambas com câncer de mama, foram fotografadas pela servidora pública e jornalista, Maria do Carmo Vieira e Leandro Gonçalves, especialista em fotografia de crianças, gestantes e eventos, representando o município de Sabáudia. As maquiadoras Liziane Garbim e Isabelle Masquette foram parceiras no projeto, maquiando as modelos. 

A exposição, intitulada “Empreendedores da Vida”, acontece todos os anos e tem como finalidade levar auto estima e força para quem enfrenta a doença e mostrar que nas dificuldades enfrentadas durante a vida, também é possível enxergar cura, esperança e abrir os olhos para a sensibilidade e essência do ser humano.

A servidora pública Fernanda, 46 anos, recebeu o diagnóstico do câncer de mama em dezembro de 2022.  Está em tratamento, já tendo feito as quimioterapias e irá iniciar as radioterapias, seguindo com força, determinação e fé de que a cura virá.

Andressa, que teve seu diagnóstico aos 34 anos, lembra que o câncer acomete cada vez mais cedo as mulheres e por isso, a importância dos cuidados preventivos. 

Ela, que é professora no município, ao relatar sobre sua participação na exposição, se sentiu muito acolhida e amada, além de poder mostrar para outras pessoas que há esperança, beleza e amor neste processo de enfrentamento doloroso da doença com uma rede de apoio formada pela família e amigos.

Para Maria do Carmo, que participa pela décima vez, o projeto é mais que registrar um momento ou acontecimento: “é sempre marcante e uma grande emoção poder transmitir, através da arte da fotografia,  imagens que retratam uma lição de vida e eternizam uma história real de luta contra a doença e seu doloroso tratamento, mas que no final, na maioria dos casos, vem a superação e vitória”. 

Já o fotógrafo Leandro, que pela primeira vez participa do Focar, foi inédito: “Por mais experiências incríveis que já vivi com a fotografia, registrando tantos momentos de alegria para inúmeras famílias, captar a emoção e expressão da minha modelo que enfrenta o câncer de mama foi uma experiência única, além de presenciar o sorriso no rosto de todos os modelos e fazendo com que cada um se sinta muito especial nesse momento de batalha e esperança foi inexplicável”.

O lançamento da exposição fotográfica aconteceu ontem, 25 de outubro, no saguão da Prefeitura de Arapongas. Nesta edição comemorativa dos 10 anos foram expostas 50 fotos em tamanho ampliado, de 25 modelos entre homens e mulheres, feitas por 19 fotógrafos. 

A mostra ficará exposta até a próxima semana para visitação com entrada livre e acontece no horário de expediente daquela prefeitura.

Facebook Twitter WhatsApp Imprimir

139 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Sabáudia - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.