Saúde - Terça-feira, 10 de Outubro de 2023

OUTUBRO ROSA

UBS Tatiane Salvador está com agenda aberta para exames preventivos

Com todos os profissionais da Unidade Básica de Saúde Tatiane Salvador, vestindo rosa em alusão ao mês de outubro, tradicionalmente rosa pela campanha de prevenção contra o câncer de mama, a agenda para realização de exames preventivos foi aberta para as mulheres da comunidade.

Neste mês, além do atendimento em horário de expediente, também acontece no período da noite, possibilitando o agendamento das trabalhadoras que não conseguem marcar o exame no horário de trabalho.

Segundo a enfermeira Keliani Aguiar, os horários  para a coleta de exame preventivo do câncer de colo do útero (Papanicolau) é na segunda-feira a partir das 18 horas (período noturno) e na terça-feira e quarta-feira às 8:00 horas da manhã.

Os exames preventivos são feitos com horário agendado na UBS e já para a mamografia não é necessário agendamento prévio, bastando solicitar o atendimento para o médico ou enfermeiro.

A mamografia é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos ou por indicação médica e o Papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos ou a critério do médico.

A enfermeira ressalta que é muito importante cuidar da saúde da mulher como forma de prevenção, já que o câncer, se detectado precocemente tem significativas chances de tratamento e cura.