Administração - Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023

SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

APAE FAZ RODA DE CONVERSA COM A SAÚDE

Na quarta-feira, 23, o quarto dia da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Escola Especial Estrela da Vida – APAE de Sabáudia, promoveu uma roda de conversa com os profissionais da saúde do município.

Durante a manhã, representantes de cada setor da saúde municipal, conversaram com os profissionais e direção da APAE Sabáudia para trocarem informações a respeito de como o trabalho multidisciplinar é realizado e para reforçarem a parceria de um trabalho mútuo em prol dos alunos assistidos.

A enfermeira Bárbara Dobiez representou a Secretária da Saúde, Leila Cristina da Silva Ramalho. Ainda participaram, o Conselho Municipal da Saúde de Sabáudia, através de seu presidente, Edgar Brasil, além das equipes de Endemias, Vigilância Sanitária, Agentes de Saúde, representantes das Unidades Básicas de Saúde, psicólogos e assistente social.

Da Apae, participaram da conversa a diretora Lediane Masquette, a coordenadora pedagógica Paula Prates, a psicóloga Ana Luísa Quessada, o fisioterapeuta Matheus Codognotto Carmona e a assistente social Jaqueline Volpato.

O tema de 2023 da Semana Nacional é “Conectar e somar para construir inclusão”, que visa mostrar à população que  a conexão é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo a união de esforços em torno de uma causa, a construção da inclusão.

A equipe da Apae explicou que os atendimentos realizados são feitos a partir dos encaminhados ou laudos de profissionais seja da saúde, educação e assistência social, além de busca espontânea pelos pais dando suporte às pessoas com deficiências múltiplas.

Desde bebês, crianças e adultos, passam por atendimento e processos de avaliações pela equipe multidisciplinar, que acolhem e orientam as famílias sobre os critérios de inclusão do alunos na Apae.

A equipe explicou que durante todo o processo, em cada caso, são realizados desde testes psicológicos, intervenções, estimulação cognitiva através de dinâmicas, são trabalhadas a parte motora visando a estimulação e reabilitação dos pacientes em déficit. Em todo o trabalho feito com os alunos são usados recursos lúdicos como ferramenta de desenvolvimento seja motor, intelectual ou de socialização.

Outro ponto que foi esclarecido na roda de conversa foi sobre as decisões que são sempre tomadas em equipe, já que o trabalho é multidisciplinar e cabe à equipe decidir se a pessoa atendida será ou não inserida no serviço.

Conforme a coordenadora Paula Prates, para contribuir com o avanço na aprendizagem, também é ofertada a estimulação na educação infantil, apoio de crianças do ensino regular, além do ensino fundamental e EJA – Educação para Jovens e Adultos, por profissionais especializados em Educação Especial.

Apae é uma associação que oferta serviços de saúde, educação e assistência social aos alunos da Associação.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem a finalidade de conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas dessa população.