Administração - Quarta-feira, 02 de Agosto de 2023

CÂMERAS DE VIGILÂNCIA

Sabáudia ganha sistema de segurança por vídeo monitoramento em toda a cidade

Com o objetivo de reforçar a segurança dos munícipes e do patrimônio público, a administração municipal contratou o serviço de instalação e monitoramento de câmeras de vídeo dando cobertura para toda a cidade.

No total, estão sendo instaladas 74 câmeras de vídeo com serviço de internet em 34 pontos estratégicos da cidade. A expectativa é de que todas estejam em pleno funcionamento até meados deste mês de agosto.

Espaços públicos como praças, escolas, unidades de saúde, centros de educação infantil, cemitério, aterro sanitário e todas as entradas da cidade estão ganhando uma ou mais câmeras. Nos bairros, na área central, nos trevos saída para Arapongas e também Astorga, no parque industrial e até na entrada das Vilas na rodovia PR-218 estão sendo contemplados.

A segurança é uma das maiores preocupações do prefeito Moises, por isso ele escolheu cuidadosamente cada local a ser monitorado. “O serviço irá possibilitar o controle e redução de incidência de criminalidade e vandalismo nas áreas com maior incidência de crimes, nas entradas e saídas da cidade, propiciando maior segurança à população”, falou o prefeito de Sabáudia, Moises Soares Ribeiro.

Dependendo do local,  em cada ponto, foram colocados 2, 3 ou 4 câmeras para dar cobertura em toda a área vigiada. Além de permitir gravações de imagens em alta qualidade, nas entradas e saídas da cidade as câmeras fazem a leitura de placas e alerta de furtos e roubos.

Moises explicou que uma base de monitoramento foi implantada no destacamento da Polícia Civil e Militar de Sabáudia e os equipamentos permitem o vídeo monitoramento ao vivo pela Polícia. Além da base de monitoramento, o sistema também é acessado pela gestão municipal por aplicativo de celular em tempo real.

O investimento em segurança público municipal foi realizado com recursos próprios e custou R$ 323.224,01. O serviço está sendo implantado pela empresa Camerite, especializada em segurança.