Administração - Terça-feira, 01 de Agosto de 2023

Sabáudia promove Conferência de Segurança Alimentar

A Prefeitura de Sabáudia, realizou,  no dia 25 de julho, a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema: “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”.

O evento aberto ao público, foi organizado pelas Secretarias Municipais da Assistência Social e de Educação e ocorreu no auditório da Casa da Cultura “Vanilha Bana”.

Como cerimonial conduzido pela Secretária Municipal da Educação, Esportes e Cultura Claudinéia Ribeiro, o prefeito Moises Soares Ribeiro participou da abertura, que o acompanhou na mesa diretiva, a vereadora Leila Regina Pavezzi, o chefe do Núcleo Regional – SEAB, Antônio Biral Filho, o representante do Instituto de Desenvolvimento Regional  - IAPAR/EMATER, Ovídio Cesar Barbosa, o responsável  pela Unidade Municipal IDR- Paraná em Sabáudia,  Marcelo Franzin, o Secretário Municipal da Assistência Social, Deonísio Junior Bortolo e a palestrante Patrícia Fernanda Fernandes Pires.

A mestra em Segurança Alimentar e Nutricional, Patrícia Pires, ministrou palestra abordando o tema “Erradicar a Fome e garantir Direitos com comida de verdade, democracia e equidade”.

Durante o evento, foi feito a leitura e em seguida aprovação do regimento, além da discussão de eixos pelos grupos de trabalhos formados pelos participantes, conforme prevê o regimento da Conferência. O eixo 1 discutiu as Determinantes estruturais e desafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; o eixo 2 abordou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras dos Direitos Humanos de Alimentação Adequada e o eixo 3 debateu a Democracia e Participação Social.

O objetivo da Conferência foi de estabelecer compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável; promover a soberania alimentar por meio da implementação da Política e do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN e condição para a participação de delegados na Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional.