Administração - Segunda-feira, 31 de Julho de 2023

INCÊNDIOS

Defesa Civil registra ocorrências frequentes de incêndio em Sabáudia

INCÊNDIOS

Nos últimos meses, em especial os finais de semana, têm sido de intenso trabalho para a Defesa Civil de Sabáudia, que atendem ocorrências diversas para combater incêndios tanto na área urbana como às margens da rodovia PR-218. Nos últimos meses, vem sendo registradas duas ou três ocorrências tanto durante o dia como a noite, seja em terrenos, pastos, lixos e quintais.

Com a mobilização dos voluntários e o caminhão pipa, até o momento tem sido possível combater os incêndios que constantemente são divulgados nas redes sociais. Os voluntários Junior Otoni e Marcos Messias estão sempre em prontidão para os chamados.

Segundo eles, as ocorrências mais frequentes são em fogo em vegetação devido ao período de seca e ventos, em terrenos baldios e locais que acumulam material inflamável e que propiciam a maior incidência de focos. Não são somente nos finais de semana, mas inúmeras ocorrências ao longo desse período tem mobilizado a equipe de Sabáudia, sendo uma delas na semana passada, em que os voluntários agiram rápido e prestaram apoio no controle ao incêndio em um caminhão na entrada das vilas, chamando a atenção dos motoristas que passaram pelo local.

Neste período de seca e ventos constantes, é preciso redobrar os cuidados ao realizar qualquer atividade de risco próximo a essas áreas de risco. A população precisa tomar consciência e colaborar com os voluntários, que são poucos para este fim.

Denúncias de queima irregular devem ser feitas elo 193 (bombeiros) e 190 (Polícia Militar).

A queimada é crime ambiental e podem causar, além de danos ao meio ambiente, à saúde da população.