Administração - Sexta-feira, 21 de Julho de 2023

NÃO À VIOLÊNCIA

Sabáudia realiza 1ª caminhada de combate ao feminicídio

A Prefeitura de Sabáudia, através da Coordenadoria da Mulher, realizou nesta tarde de sexta-feira, 21 de julho, a 1ª caminhada de combate ao feminicídio.

Em conjunto, a sociedade une esforços e se mobiliza pela causa que combate à violência contra as mulheres de todas as idades e classes sociais. Participaram do ato, o Executivo, Legislativo, Escolas, setores da saúde, assistência social, apoio da Polícia Militar e participação da comunidade.

Proposta pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Sabáudia, que apoia e se preocupa com esta importante pauta, Sabáudia mobilizou vários grupos para o movimento, cujo objetivo é conscientizar e dar visibilidade à causa da violência doméstica contra a mulher, que muitas vezes resultam no feminicídio, que é o assassinato de mulheres em razão do gênero, ou seja, simplesmente por serem mulheres.

A 1ª Caminhada começou às 14 horas,  saindo da Coordenadoria da Mulher até o Paço Municipal. Participaram a vice-prefeita Cristiane Viana dos Santos Bortolo, a primeira-dama Rosiane Ribeiro, as vereadoras Leila Pavezzi e Keliani Aguiar e o vereador Luis Melo, além da advogada Nivea Budny, os Secretários Junior Bortolo, Leila Ramalho e Claudineia Ribeiro. O prefeito foi representado pela esposa, por motivo de viagem de trabalho à Curitiba, mas endossou a causa. A equipe da Escola Saber, a equipe de Endemias, Agentes de Saúde e Centro do Idoso reforçaram a caminhada.

O momento teve a reflexão da vice-prefeita Cristiane Viana dos Santos Bortolo, que apresentou uma estatística recente de que somente neste primeiro semestre do ano, no Paraná foram 62 mulheres assassinadas. No Brasil um total de 862 registros, sendo 599 consumados e 263 tentativas de feminicídio.

Segundo relatório do Monitor de Feminicídios no Brasil, os dados que apontam que o Paraná está na terceira posição no ranking de feminicídios do Brasil é do Laboratório de Estudos de Feminicídio (Lesfem).

A Lei Estadual nº 19.873/2019, instituiu o dia 22 de julho como Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, data escolhida para fazer alusão a morte da advogada paranaense Tatiane Spitzer, de Guarapuava, assassinada por seu companheiro.

Vale lembrar que a campanha não é apenas do poder público, mas de toda a sociedade e que todos devem se envolver na causa e denunciar casos de violência para os órgãos competentes. “Nós não podemos simplesmente cruzar os braços e ver a cada uma, a cada minuto esses números crescendo. É preciso dar um basta de vez na violência  contra as mulher, seja ela violência física, moral, psicológica ou outras formas de abuso”, enfatizou Cristiane.

O Coral da terceira idade, com integrantes que frequentam a oficina de música ofertada pelo Centro de convivência do Idoso Ives Furlan fizeram uma emocionante apresentação bem como os alunos da recreação da Escola Municipal Professor Domoacir Coelho.