Administração - Terça-feira, 18 de Julho de 2023

Formação Pedagógica

Educação Ambiental é tema de palestra

O prefeito de Sabáudia, Moises Soares Ribeiro, recepcionou o promotor de justiça do Ministério Público do Paraná / Gaema - Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, Dr. Renato dos Santos Sant’Anna, durante a abertura da Semana Pedagógica, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Sabáudia, nesta manhã de terça-feira, 18, na Casa da Cultura Vanilha Bana.

O promotor fez parte de uma palestra como o tema “Educação Ambiental nas Escolas”, juntamente com o Engenheiro Ambiental Johvanny Lourenço Mendonça, também do Ministério Público e GAEMA e a engenheira ambiental do município, Fernanda Anklam, com a mediação da educadora Taciana Regina Sanguino.

Eles abordaram a Política Nacional de Educação Ambiental, o Meio Ambiente e as atividades de educação ambiental que podem ser desenvolvidas nas Escolas e na comunidade, sobre o consumo consciente, resíduos sólidos, além dos desafios dos municípios para uma educação ambiental contínua.

As 12 famílias que sobrevivem da coleta seletiva em Sabáudia, através da Ascamar, também foi citada durante o debate, sendo feito um apelo aos professores para que a formação de uma sociedade adulta consciente através da educação seja trabalhada diariamente nas Escolas e os resíduos gerados dia a dia possam chegar até os coletores e transformados em renda e benefícios ambientais.

Elogiadas pelo promotor que expressou sua alegria em assisti-los, as crianças da Escola Municipal Professor Domoacir Coelho fizeram duas lindas apresentações culturais, coordenadas pelos oficineiros Alex Hernandes (dança) e Emerson Francisco da Silva (música). Os alunos dos terceiros anos dançaram a música Frevo de Mulher, de Lucy Alves e os alunos da recreação cantaram Anunciação, de Alceu Valença.

O prefeito deu as boas vindas aos professores que participam da formação pedagógica, em especial, aos novos servidores da Educação que assumem seus cargos para o início deste semestre, desejando sucesso profissional a todos.

Moises ainda apresentou as novas servidoras do setor jurídico da Administração Municipal, sendo a advogada efetiva Maria Heloisa Xavier Pereira da Silva e a Procuradora Jurídica Maria Fernanda Palhares Sartori