Administração - Segunda-feira, 17 de Julho de 2023

CARAVANA

Sabáudia marca presença na Caravana em Defesa das Mulheres

Sabáudia participou, na última sexta-feira, 13, do evento promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, “Caravana em Defesa das Mulheres”.

A Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) apoiaram o evento, realizado no Ciné Mauá, em Arapongas.

O prefeito Moises Soares Ribeiro e a primeira-dama Rosiane Ribeiro, a vice-prefeita Cristiane Viana dos Santos Bortolo, o Secretário da Assistência Social, Junior Bortolo, a vereadora Leila Regina Pavezzi e a psicóloga Daniele Gabardi representaram o município de Sabáudia, que contou com centenas de participantes das áreas da saúde, assistência social, educação e órgãos de defesa da mulher.

A secretária de estado da Mulher, Leandre Dal Ponte, os deputados estaduais Pedro Paulo Bazana e Cloara Pinheiro, além do prefeito Sérgio Onofre, anfitrião do evento recepcionaram os participantes.

Durante todo o dia, foram realizadas palestras que trouxeram temas como Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU para as cidades, com ênfase no ODS 5 – Igualdade entre homens e mulheres: alcançar a igualdade, empoderar todas as mulheres e meninas; os modelos de governança de Política para Mulheres: orientação para a identificação/criação de um Órgão Gestor de Políticas para Mulheres, orientação para criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, orientação para criação e formalização Fundo Municipal e relato de experiências: A força feminina nos municípios paranaenses.

A caravana teve como objetivo aprofundar as políticas públicas em defesa da mulher, criando os Conselhos e os Fundos Municipais da Mulher, garantindo assim os recursos necessários à proteção, defesa e garantia dos direitos desse público. O intuito é fortalecer ações para o protagonismo e empoderamento feminino nos territórios, bem como, articular a indução das redes de proteção locais, afirmaram os organizadores.