Administração - Segunda-feira, 17 de Julho de 2023

28ª EXPOTÉCNICA

Expotécnica apresentou ações tecnológicas e sustentáveis do campo a 4 mil produtores

Promovido pelo IDR-Paraná, encontro teve série de atividades focadas, principalmente, em inovação e tecnologias sustentáveis na agricultura. Foi também momento para produtores mostrarem os bons resultados nas propriedades.

Mais de quatro mil produtores rurais participaram da 28ª Expotécnica, realizada em Sabáudia, no Norte do Paraná. O evento, promovido pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural Iapar-Emater) começou quarta-feira (12) e foi encerrado nesta sexta (14), após uma série de atividades focadas, principalmente, em inovação e tecnologias sustentáveis no campo.

Os visitantes tiveram a oportunidade conhecer tecnologias de diversas áreas como as das culturas da soja, milho, trigo, mandioca, pastagens, além de manejo do solo e da água. Ganhou destaque o uso de drones e robôs na agricultura.

A Expotécnica é o maior evento do setor agropecuário realizado em uma propriedade agrícola particular, do produtor Vicente D’Agostini, e neste ano teve como tema as tecnologias sustentáveis ao alcance do produtor. A realização teve a parceria da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, prefeitura de Sabáudia e Associação dos Agricultores e Empreendedores Rurais Familiares de Sabáudia (Aaerfas).

Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a Expotécnica possibilita a troca de informações entre produtores, expositores e fornecedores de insumos agrícolas. Segundo ele, é também a oportunidade dos produtores mostrarem alguns resultados para a sociedade.

“Estamos mostrando, cada vez mais, que a gente faz uma agricultura boa, sustentável, de resultado, bem feita. A nossa agricultura está evoluindo de forma consistente, assumindo um padrão de participação no mercado cada vez mais relevante, em cerca de 40 cadeias do agronegócio”, disse.

“A Expotécnica tem o papel de divulgar novidades, inovações, conhecimento que vão chegar na roça e ajudarão a fazer a diferença, visando um solo bem resolvido, biológica, física e quimicamente, mais produtivo e com mais qualidade de produção”, complementou. “O evento também possibilita que os agricultores do entorno possam interagir com profissionais da ciência, da pesquisa e da assistência técnica, levando alguma coisa nova para o seu dia a dia, aplicando esse conhecimento e buscando mais resultados”.

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL– Na avaliação do diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, a Expotécnica tem uma proposta metodológica e tecnológica que atende a missão do IDR-Paraná, que é a de trabalhar determinadas questões com os agricultores, como a sustentabilidade. Ele enfatiza que o evento também estreita as relações com os parceiros da instituição.

“Aqui é um ambiente em que a gente consegue fazer isso de forma direta e simples. Temos a oportunidade de exercitar, junto com parceiros, aquilo que a gente acredita ser bom para a agricultura do Estado”, afirmou.

Segundo Souza, na Expotécnica o IDR-Paraná colocou em prática a grande preocupação que é a de ter uma proposta arrojada de manejo do solo, evitar a sua compactação, fazer a cobertura do solo, trabalhar o Sistema de Plantio Direto e alternativas de inverno, que ajudam a ter uma agricultura mais rentável. “A Expotécnica talvez seja o evento que mais consiga aproximar a missão do IDR-Paraná, que envolve pesquisa e assistência técnica, com as necessidades da agricultura no Estado”, destacou.

Para o gerente regional de Extensão Rural do IDR-Paraná de Apucarana, Paulo Sipoli, a tradição da Expotécnica durante esses anos em que é realizada é trazer ao público novas tecnologias. “Temos sempre o desafio de manter o DNA do evento, inovar a cada ano, trazendo o que há de mais atual e relevante para a agricultura”, afirmou.

Neste ano, disse Sipoli, como nas edições anteriores, o evento buscou tratar do manejo do solo e também mostrar o que há de novo no cenário da produção de grãos e novas tecnologias, como o uso de drones e robôs na agricultura. Sipoli lembrou o esforço de ampliar o alcance do evento, unindo o aspecto técnico com as atividades como o Encontro da Mulher, incluindo as mulheres e dando-lhes informações para o seu desenvolvimento.

DIVERSIDADE – A Expotécnica deste ano foi marcada pela diversidade de assuntos levados ao público que visitou a propriedade, na Comunidade 21, em Sabáudia. O Plano Safra, o calendário agrícola, a ferrugem asiática, a tolerância de híbridos ao enfezamento do milho e tecnologia de aplicação no uso de drones foram alguns assuntos debatidos entre produtores, pesquisadores e profissionais da assistência técnica.

Outros temas foram a previdência rural e a participação das mulheres. O evento ainda contou com uma feira da agroindústria com a produção regional, a degustação de cafés especiais e a exposição equipamentos e serviços de trinta empresas do ramo agropecuário. Além das palestras, reuniu um circuito técnico para demonstrar diversas práticas e tecnologias aos produtores. Foram dez estações que trataram desde o uso de insumos para diminuir os custos e produzir mais, até as diversas cultivares de trigo, triticale e centeio disponíveis para o produtor.

Em cada estação pesquisadores e extensionistas prestaram os esclarecimentos necessários aos visitantes. O público também teve acesso a informações sobre os programas e projetos oficiais dos governos federal e estadual para a agricultura familiar. Segundo os organizadores, a Expotécnica promove a interação entre produtores, instituições de pesquisas, assistência técnica, extensão rural, instituições financeiras, indústria de equipamentos, insumos, entidades públicas, colégios agrícolas, universidades federais e estaduais.