Educação - Quinta-feira, 13 de Abril de 2023

Prefeito determina medidas imediatas de Segurança nas Escolas de Sabáudia

O prefeito de Sabáudia, Moises Soares Ribeiro, convocou para esta manhã de segunda-feira (10), uma reunião com a Secretária Municipal de Educação, Esportes e Cultura, Claudinéia da Silva Ribeiro e todos os diretores das Escolas e Centros de Educação Infantil do Município para tratar das medidas de segurança que devem ser tomadas para evitar atos de violência nas Escolas. O assunto veio à tona com a onda de violência que tem tomado todo o país com notícias de tragédias e atos bárbaros que estão assustando as famílias. A vereadora Leila Regina Pavezzi e a procuradora jurídica Laís Berti Resqueti participaram da discussão que contou com as presenças das diretoras Maria Helena Garbim (Escola Domoacir), Sandra Gusson (Escola Neida), Monica Heloisa Lopes (CMEI Miquelina), Hediney Ribeiro (CMEI Pequeno Polegar) e Wolney Moura (CMEI Criança Feliz). Com a comunidade apreensiva, algumas Escolas já estão prestando informações e orientações, através dos canais de comunicação mantidos entre família e escola, via WhatsApp e outras redes sociais, visando acalmar aos pais sobre a segurança dos alunos. No ensino fundamental, onde há um grande fluxo de pessoas entre estudantes, professores, servidores e familiares, tanto a diretora Sandra como a diretora Madá, mantém os pais sempre informados sobre as medidas de segurança já adotadas e as medidas que estão sendo estudadas e que serão implantadas. Nos CMEIS não é diferente e os diretores se comunicam constantemente com os pais pelos grupos das redes sociais. Durante a reunião, eles levantaram as alternativas de reforçar a segurança das crianças com a contratação de uma empresa de vigilância para cada Escola, o treinamento dos funcionários para situações de emergência e até orientação especializada para os pais, a qual será organizada para breve. Conforme a Secretária Claudinéia, desde que as notícias ganharam evidência, as Escolas já começaram a reforçar as medidas de segurança dentro dos estabelecimentos como por exemplo, a revisão nas fechaduras e a substituição quando necessário, o uso de cadeados e orientações de segurança a todos os professores e funcionários. O CMEI Pequeno Polegar já conta com câmeras de vigilância na área externa, no pátio, parquinho, solários, refeitório e nas salas de aula, além de cerca elétrica. Segundo o diretor Hediney, “no maior fluxo de entrada e saída das crianças, a atenção estará redobrada, mas no horário escolar todos terão que se identificar para entrar no estabelecimento de ensino. E os alunos matriculados no integral também será adotado o sistema de interfone para retirada das crianças, no horário das 17h às 18h”, frisou. Ele afirmou ainda que a Escola Infantil já está elaborando um novo protocolo de segurança visando buscar novas alternativas tanto no prédio, bem como no transporte dos alunos. O diretor Wolney também disse que o CMEI Criança Feliz, localizado no Conjunto Primavera, já conta com cerca elétrica e câmeras de segurança no prédio. Ele disse que a atenção, que já era habitual, agora foi redobrada na questão de controle de abertura da porta de acesso, que é feita via controle do interfone, após a identificação de quem chega. Moises afirmou que as autoridades do município estão preocupadas e precisam dar uma resposta rápida à comunidade sobre as providências que cabem ao Poder Público com relação ao assunto de extrema seriedade. Ele autorizou a adequação dos equipamentos de segurança e as medidas urgentes que visem coibir atos de violência, determinando a abertura de processo de contratação de um segurança para cada instituição de ensino, além da aquisição de equipamentos na forma da lei.