.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
O Dia Nacional de Combate à Dengue é lembrado no dia 20 de novembro.
A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 12.235/2010 com o objetivo de alertar a população sobre a importância de eliminar os criadouros deste inseto. No verão, com as chuvas, há alta na proliferação do mosquito, que se reproduz em água limpa e parada.
Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus – vírus transmitido por picada de insetos, especialmente os mosquitos. O transmissor é o mosquito Aedes aegypti.
Por meio da Secretaria Municipal da Saúde, o Departamento de Endemias realiza de 18 a 25 deste mês uma “Semana de Mobilização”, intensificando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
De acordo com a coordenadora de Endemias, Tatiane Ventura, a equipe dos agentes de endemias não somente na semana de mobilização, mas durante o ano todo são realizadas ações de combate ao mosquito, como mutirões de limpeza, palestras nas escolas, divulgação educativa através das mídias sociais, reforçando a atuação diária do município contra o mosquito transmissor da dengue, chigungunya e zika.
“Lembramos a população da importância de não descuidar e manter o hábito de vistoriar sua casa, quintal e ambiente de trabalho pelo menos uma vez por semana para eliminar locais que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. O vetor é transmissor de três doenças: dengue, Zika e Chikungunya”,explicou.
Entre as medidas a serem adotadas estão: esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus, abrigados da chuva.
.
.
.
R$ 176,21
.
.