Sabáudia realiza semana de vacinação contra a febre amarela
Saúde - Terça-feira, 25 de Junho de 2019

 A partir de segunda-feira (24) até na sexta (28), a Secretaria Municipal de Saúde intensifica a campanha de vacina contra a febre amarela.  As vacinas serão realizadas todos os dias, das  8h às 11:30h e das 13 h às 17h, no Pronto Atendimento  Municipal Santa Terezinha.
            A intensificação nesse momento acontece após já terem sido registrados óbitos pela doença no Paraná. O boletim Estadual aponta 42 epizootias (macaco contaminado) confirmadas, número que subiu para 49, desde julho de 2018 até agora.  E ainda há estimativa de que aumente a incidência da doença nos próximos meses. A população deve procurar o Pronto Atendimento para realização da dose, sendo a vacina a única forma eficaz de evitar a doença.
Segundo a enfermeira Francismara, Sabáudia está com um índice abaixo do esperado de cobertura de crianças entre nove meses e um ano de idade. “Todo processo para busca dessas crianças foi realizado pela técnica de enfermagem da sala de vacinas, Ana Cláudia. É importante ressaltar que as mães precisam se conscientizar da importância de manter a carteirinha de vacinação em dia. Assim, temos como meta alcançar a cobertura esperada de 100% das crianças vacinadas” alertou a enfermeira.
A sala de vacina em conjunto com a Equipe Programa Saúde da Família Rural e Urbano estão realizando busca ativa domiciliar para orientação e regularização das carteirinhas.
    VACINA
  Todos os municípios do Paraná estão com indicação de vacinação, que é a única forma de prevenção da doença.  A recomendação é para que todas as pessoas sem dose confirmada entre 9 meses e 59 anos tomem a vacina, que só começa a fazer efeito dez dias depois da aplicação.
  Contra-indicações:
  - Idosos acima de 60 anos somente com recomendação médica.
- Crianças com alergia a ovo necessita de avaliação médica.
- Portadores de HIV.
- Pacientes em tratamento de câncer.
- Pacientes com imunossupressão somente com indicação e recomendação médica.
- Transplantados.
  Sintomas – sinais de alerta:
  Os sintomas iniciais da febre amarela são febre alta de início súbito associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal. A febre amarela pode ter evolução rápida para formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa e sangramentos no sistema digestivo. Por isso, é importante procurar o serviço médico rapidamente para identificar a doença precocemente.